quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Compressas





O saquinho de tecido é recheado com painço e foi uma dica da Vera Lu para ser usado em dores como nas costas, joelhos, pescoço ou, pelo que entendi, onde for necessária uma compressa quente, segundo orientação dada por um médico numa reportagem na TV. Ela fez o dela e usou para aquecer os pés no inverno colocando-o sob os cobertores, e de acordo com sua experiência ele se manteve quentinho a noite toda!! Foi isso que chamou minha atenção e me levou a fazer um para minha mãe. Mas, assim como quando a gente ganha bicicleta, que chove sem parar, foi só fazer que o frio foi embora e acabamos não experimentando ainda. Esperemos o próximo inverno, rsrs.
Fiz o saquinho com algodão cru e revesti com fronha feita com um tecido de algodão estampado que eu tinha aqui. As medidas são as sugeridas pela Vera, 25cm X 30cm e a quantidade de painço também, 1,5Kg. O painço é uma sementinha para passarinhos e pode ser comprada em lojas de ração para animais.

Já a compressa gelada foi um achado da Bia Medina lá no blog A Glimpse Into Our Life, e que é igualmente o máximo!
Feito em tricô, de um lado fica ponto jersey e do outro cordões de tricô. Usei os fios Anne e Camila Fashion (parte rosa), duplos, agulha 4,5  só que fiz com 40 pontos e não 32 como pede a receita, porque o meu precisava ser um pouco maior. 
Depois de pronto deve-se mergulhar a peça em uma mistura de água e álcool, espremer, colocar em um saquinho do tipo ziplock e guardar no congelador.
Como ele fica flexível se amolda direitinho a braços, pernas, pés...o que o torna bem melhor do que as conhecidas bolsas e, segundo a informação, fica mais tempo geladinho.
Mas assim como com a bicicleta e agora o saquinho de painço, ainda não usei....só que por uma excelente razão, a ausência de hematomas pós convulsão, que judiam tanto da minha mãe. 

Editando a postagem: 
1 - o painço é baratinho, sai por menos de R$ 5,00 o quilo. 
2 - antes de usar, colocar o saquinho no micro-ondas para aquecer. O tempo varia conforme o micro lembrando que se for usar como compressa (em contato direto com a pele) deve-se tomar cuidado redobrado com a temperatura para não haver queimaduras. Melhor começar aos poucos e ir aumentando o tempo gradualmente até sentir que está bom. Para colocar sob as cobertas para aquecer os pés, a variação de tempo mais comum entre as pessoas que já usaram é de 5 a 7 minutos no micro.

Nenhum comentário: