quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Panetone do tempo da vovó

Panetone da vovó
Panetone é tudo de muito bom.
Estamos tão acostumados com produtos industrializados que esquecemos das delícias que eram feitas pelas nossas avós. Naquele tempo não havia os conservantes, melhoradores de massas e etc, etc, etc que existem hoje e por isso tudo era muito mais saboroso.
A receita deste panetone é de um livro que foi da minha avó materna. O nome é A Alegria de Cozinhar e a autora, Helena Sangirardi. Uma verdadeira relíquia, como podem ver pela foto. A cada uso é um pedacinho dele que se vai, ainda que tomando o maior cuidado.
Ele foi impresso em 1950, pela Empresa Gráfica da Revista dos Tribunais Ltda, para a Livraria Martins Editora S.A.  Não preciso nem dizer  o quanto fiquei feliz quando o recebi de presente. Minha avó o consultou muito (várias páginas tem suas anotações com letra impecável) e eu, desde que ganhei o tenho como referência culinária. Eu costumo chamá-lo de "bíblia". Aqui em casa já estão tão acostumados que quando manifesto vontade de fazer alguma coisa que nunca fiz alguém logo pergunta: - você já viu se tem na bíblia? rsrs
É certo que os panetones industrializados são uma delícia, sem dúvida alguma, mas esses do tempo da vovó tem um sabor especial e imbatível. 
Hoje, em cima da hora, resolvi fazer esta receita. As únicas coisas que coloquei de diferente foram as frutas cristalizadas que já encontramos picadinhas nos mercados, as uvas passas sem sementes também encontradas nos mercados e a essência de panetone que na época, que eu saiba, não existia porque em todas as receitas antigas que vejo são usadas raspas de casca de laranja e limão, mas as vezes nem isso. Em outros anos fiz sem a essência e ficou igualmente delicioso (sim, porque é claro que já experimentei rsrsrsr). 
Resumo da ópera? Teremos panetone para todos os gostos.
Não vou colocar a receita aqui porque não sei se alguém detém os direitos autorais e também porque o meu intuito foi só fazer pensar, reviver ou conhecer algo diferente do que temos mais à mão hoje.
A Alegria de Cozinhar - Helena Sangirardi

3 comentários:

L* disse...

Bom fim de semana.
Continuação de muitos trabalhinhos:P
Bjinhos da L*
__________(¯`v´¯)´(_.^._)
_________(¯`(●)´¯)(¯`v´¯)
__________(_.^._)(¯`(●)´¯)
_____(¯`v´¯)_____(_.^._)_(¯`v´¯)
____(¯`(●)´¯)__(¯`v´¯)__(¯`(●)´¯)
_____(_.^._)__(¯`(●)´¯)__.(_.^._)

Sil disse...

Que historia mais linda essa do livro da sua avó!
Bejokas
Sil

L* disse...

Olá.
Passo apenas para desejar bom fim de semana.
Bjinhos da L*